O NOVO PADRÃO DE VIVER A VIDA

Ousar viver na materialidade com os valores da espiritualidade

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

NÃO APRESSE O RIO Gilberto Cabeggi
"Não apresse o rio" – diz um pensamento hindu. A vida tem seu próprio ritmo e suas próprias regras. Ninguém muda coisa alguma, se não tiver a paciência necessária. Mas, para viver em paz durante o tempo em que a vida age processando as mudanças, é preciso saber viver as coisas como elas são, enquanto elas assim forem.
Em outras palavras, é preciso saber aceitar o inevitável, enquanto ele for uma realidade em sua vida. Ser feliz é algo que vem de você aceitar que tudo o que está na sua vida hoje tem uma razão para estar ali. E vai passar, no seu devido tempo.
Daniel era um rapaz bastante interessado nos aprendizados sobre a vida, e estava intrigado naquele dia...Não conseguia entender como seu mestre, Jonas Pahnu, vivia tão tranquilo e sereno, apesar de todas as atribulações que havia em sua vida. Não conseguindo conter-se mais, perguntou a Jonas:
Mestre, qual é o segredo que você guarda, que o faz estar sempre bem?
Jonas, como sempre, sem dizer uma só palavra, tomou Daniel pela mão e o conduziu a seu quarto. Lá chegando, apontou para uma pequena placa que estava pendurada sobre a cabeceira de sua cama e disse: Eis o segredo de minha tranquilidade e de minha felicidade. Recebi essa placa de meu Mestre. Leio essa mensagem todas as manhãs ao levantar-me e todas as noites ao deitar-me, para nunca esquecer dessas palavras.
Daniel se aproximou da pequena placa e, então, leu: "Nesta vida nada é por acaso. Tudo tem uma razão de ser. E mais: nesta vida tudo passa. Quando cessa a necessidade de um acontecimento em nossa vida, quando aprendemos a lição que há para nós nesse acontecimento, então ele se vai. Ele passa e dá lugar a novos acontecimentos, com novas lições de vida. A vida é um renovar constante, é uma lição contínua. Na vida tudo passa!".
Daniel sorriu para Jonas e juntos saíram para viver mais um dia feliz. As coisas boas passarão, as coisas ruins também passarão. Por isso a felicidade vem do bom senso de aceitar o inevitável, com a paciência necessária para esperar que tudo passe.
A partir do momento que paramos de gastar energia lutando contra o inevitável – e damos à vida o tempo necessário para resolver esse problema -, passamos a acumular condições para transformar a nossa vida em algo melhor. Passamos também a ver com mais clareza onde usar essa energia economizada.
Tudo começa a ter uma perspectiva melhor, então. E isso favorece a felicidade. Seja mais feliz, aprendendo as lições de cada acontecimento e tendo a tranqüilidade de saber que "Tudo passa após cumprido o seu propósito em sua vida".
Postado por ‘espiritualismo’ no Grupo CEU . Centro de Estudos Espiritualistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter