O NOVO PADRÃO DE VIVER A VIDA

Ousar viver na materialidade com os valores da espiritualidade

domingo, 18 de setembro de 2011

RELACIONAMENTOS E ESPIRITUALIDADE
Todo o trabalho de reforma íntima está relacionado à qualidade do relacionamento
de si com a sua mente ....CONSIGO MESMO
de si com as pessoas, com os acontecimentos, com as situações....COM O MUNDO
Quanto mais leves forem as relações, mais espiritualizado, mais próximo de uma visão espiritual, o ser estará vivendo.
Ao contrário, quanto mais pesadas, mais densas forem as relações, mais material, mais materializada será a forma de viver.
LEVEZA  é algo que tem pouco peso especifico...
No processo de espiritualização _ entendendo ‘espiritualização’ como a forma de viver que não atenda exclusivamente aos anseios da matéria (onde estão expressos as posses, desejos, paixões), mas a forma de viver que tenha como foco principal a realização do espirito _ então, no processo de espiritualização...podemos considerar importante a diminuição da força da gravidade na forma como nos relacionamos com as pessoas, os acontecimentos, as situações.... a diminuição do chamado ‘peso específico’ das coisas...
Da Física ‘peso especifico’ é a  densidade da substância multiplicada pela aceleração  da gravidade. Então quanto mais denso maior o peso especifico.
Então o ‘peso especifico’ é o que faz cair, faz descender sobre a própria pessoa tudo aquilo que ela irradia em termos de pensamentos, sentimentos. Pois se a sua projeção é densa, a tendência, pela própria ação da força de gravidade é que ela caia...quanto mais densa, mais rapidamente ela cai. E esta projeção cai sobre a própria pessoa que a projetou, por uma questão de justiça, para que aquela projeção possa novamente ser trabalhada e assim possa ser tornada ‘leve’, possa ser liberta da ação da gravidade....é uma nova oportunidade para aquele ser viver novamente, se envolver novamente, tratar novamente das mesmas coisas antigas...das mesmas coisas já vividas...para ver se desta vez ele consegue vive-las de uma forma mais leve, mais serena, mais amena, mais equânime.
Então, para que se abra espaço para o novo,  é preciso se libertar do velho! E se libertar do velho é torná-lo leve, é fazer com que ele não tenha mais o mesmo impacto, é fazer com que ele não caia novamente sobre si mesmo! para ai poder surgir o novo...
SE LIVRAR DO PESO ESPECIFICO DAS COISAS! E como se faz isso?
Na nossa visão, existem algumas premissas básicas que precisam ser consideradas previamente para se realizar este trabalho de eliminar o ‘peso específico’...de se tornar mais leve...de aprender a viver em paz nos seus relacionamentos...(considerando relacionamentos  o relacionamento consigo mesmo e com o mundo).
PREMISSA 1
Sou um espírito tendo uma experiência como ser humanizado;
Ou seja, acreditamos sermos algo mais do que a personalidade humana que estamos no momento. Por causa disso, acreditamos também que temos uma existência eterna e que esta temporada na massa humana é apenas uma etapa da existência eterna. Por isso acreditamos que esta etapa tem apenas a finalidade de nos auxiliar no processo de evolução espiritual.
PREMISSA 2
Existe uma Lei Universal que age em todas as coisas do Universo. É a AÇÃO UNIVERSAL;
 “O grande pecado é quando você quer ser algo diferente do que vc é!!! Porque o que você é a Ação Universal! O que você é, é o universo! O que você é,  é deus!! e você,  que já é deus, quer ser algo diferente do que é...esse é o grande pecado!” (Joaquim)
...” pecar é ir contra deus.... e quando você quer ser o que você não é, você está indo contra deus!!! porque o que você é, é deus! É ação universal!” (Joaquim)
PREMISSA 3
Existe um agente que é a causa primária de todas as coisas... Deus é tudo e tudo é Deus...
Se todas as coisas originam-se primariamente na ação divina, podemos então afirmar que todas as coisas (objetos, pessoas, animais e acontecimentos) são emanações do próprio Deus. “Todas” as coisas...

PREMISSA 4
Tudo o que a vida propõe ao espirito através do ser humanizado são PROVAS E MISSÕES para que ele possa realizar o seu plano, ou seja, evoluir como espirito. Então quem evolui é o espirito, não o ser humano. E o espirito evolui dependendo de como realiza suas provas e missões que fazem parte da vida humanizada durante toda a sua duração. (Entender então que o propósito do ser humanizado é apenas viver suas provas e missões com a maior leveza possível).
PREMISSA 5
Existe quase sempre uma ancora agindo...Identificar e libertar-se das 4 âncoras.
Podemos considerar que existem 4 âncoras que prendem o ser humanizado à materialidade, fazendo com que ele viva na densidade e permaneça recebendo sobre si a irradiação daquilo que projeta com densidade.
Em qualquer situação de sofrimento que estivermos vivendo em nossas relações, podemos observar a ação de uma ou mais das 4 âncoras.
Ao identificarmos  com consciência o que está agindo e que fatalmente tem o egoísmo como pano de fundo, ao colocarmos nossos holofotes para dentro de nós mesmos e trazermos consciência à situação, ela naturalmente deixa de nos aprisionar e ai temos condição de mudar o seu peso especifico sobre nós...temos condição de compreender que é apenas uma criação da mente, tentando nos aprisionar no medo, na duvida ou na raiva....e quando identificamos, quando colocamos consciência, vamos percebendo o mecanismo e  impedindo naturalmente pela consciência que ele aja sobre nós.
São as seguintes as 4 âncoras:

1.       Ciclo do prazer e da dor;

2.       Querer ganhar e medo de perder;

3.       Querer o reconhecimento e o medo da critica;

4.       Querer a fama e o medo da infâmia.
Então, a partir destas premissas básicas, nós podemos afirmar que o nosso trabalho para nos libertarmos  do nosso ‘peso específico’, para nos tornarmos seres mais leves e assim vivermos as nossas relações em paz e serenidade, em harmonia conosco e com o mundo, e portanto estarmos verdadeiramente fazendo a nossa reforma intima...é apenas...NOS ENTREGARMOS À VIDA! ASSISITIRMOS À VIDA SEGUINDO O FLUXO DA AÇÃO UNIVERSAL EM CADA AGORA, PROCURANDO VIVER A FELICIDADE INCONDICIONAL, ou seja, aquela felicidade que é incondicional porque não tem condição nenhuma para existir...
E como eu posso viver a felicidade incondicional?
Primeiro entendendo que a FELICIDADE INCONDICIONAL não tem condição para existir....é um estado natural que já existe em nós, INDEPENDENTE das circunstâncias externas.... é um estado de espirito INTERNO...não depende de nada do mundo externo!
Mas depende de EU PERMITIR que ela se manifeste em mim!
Depende de EU RECONHECER que ela já existe;
Depende de EU ME RELACIONAR COM ELA!  Este é verdadeiro relacionamento....relacionar-me com o estado de espirito de felicidade que já existe em mim....Olhar para ela e recebê-la...Permitir que ela vibre em tudo o que eu estiver vivendo...Na Alegria e na Contrariedade...Naquilo que eu gosto e também naquilo que eu não gosto...naquilo que eu quero e também naquilo que eu não quero....ESTA É UMA OPÇÃO MINHA, UNICA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL!!
Passo a entender a vida como expressão da AÇÃO UNIVERSAL da qual eu sou um dos elementos....e não querendo que a vida me obedeça em tudo aquilo que eu desejo...
Passo a  agir sem julgar nem criticar a ninguém e a nenhum acontecimento...
Passo a permitir a todos existirem e se manifestarem como são! Tendo o direito de expressarem as suas verdades, sejam quais forem....mesmo que culturalmente falando, sejam consideradas pelo mundo e por mim mesma, como incorretas, inadequadas, ridículas, vergonhosas...
Cada um é um elemento da AÇÃO UNIVERSAL que precisa cumprir a sua missão para poder realizar suas provas e suas missões. E a sua maior missão é ser quem é! Do jeito que é! Sem pretender mudar nada!! Mas aceitando este presente que é si próprio!!! Porque si próprio veio deste jeito porque este é o melhor jeito pra si próprio se expressar.....e  fazer sua obra.... e fazer o seu trabalho.... mesmo o mundo dizendo o contrário...Mesmo o mundo querendo enquadrar a todos na mesma caixinha!
Na caixinha do bonzinho...do bonitinho...do limpinho...do que sabe... do que tem ...do que faz...do que se preocupa com os valores do mundo....pra  poder ser aceito...e amado!!!
Sendo que o estado de AMOR DE FELICIDADE, DE PLENITUDE...ELE JÁ É NOSSO!!! JÁ ESTÁ EM NÓS!! Não precisamos fazer nada para obtê-lo...Não precisamos nos vender e sermos quem não somos para tentarmos agradar ao mundo e sermos felizes...PORQUE NÓS JÁ  SOMOS!!!!
E tudo o que temos a fazer é reconhecermos isto...é botarmos consciência...e neste estado de espirito, vivermos a vida que temos para viver...sem fazermos o maior pecado de todos...que é desprezarmos a vida que temos, deixando de vivê-la .... e ficarmos constantemente ansiando por viver outra vida...a vida do outro!!
Mas para isso é preciso OUSARMOS!!! É preciso coragem para romper com o estabelecido que quer nos manter como bonecos de repetição, quer nos obrigar a cumprir aquelas verdades que nem sabemos de onde vieram.....a obrigação de ser o mais rico, o mais sábio, o mais competente, o que tem mais, o que sabe mais, o que faz mais, o que está sempre certo, o que está sempre com a razão.... a obrigação de viver como a humanidade vive, perpetuando os chamados ‘papéis planetários’, ( papel de pai, mãe, filho medico, professor, etc)...ao invés de ousarmos privilegiar uma visão espiritual das coisas (somos todos espíritos fazendo suas reformas intimas).
É preciso ir além das regras da sociedade, é preciso ir além dos preconceitos...das criticas e de todas as verdades pré-estabelecidas...
O que quer dizer o ensinamento de Cristo a respeito de oferecer a outra face? É ousar reagir de um modo diferente aos acontecimentos. Ousar não brigar com quem briga com você, quando a sociedade espera que “reaja à altura” a agressão sofrida.
É ousar ser taxado de bobo, de idiota por não reagir. É ousar “perder” aparentemente alguma coisa, mesmo que a sociedade lhe cobre que você deve ganhar sempre.
Sem a ousadia, ou seja, sem uma ação diferente da normalidade, do padrão pré-estabelecido e esperado pela sociedade, você não consegue realizar a sua reforma íntima.
Cristo ousou reagir a tudo o que aconteceu na sua existência carnal de uma forma diferente do que qualquer ser humano reagiria. E como ele é o caminho para se chegar a Deus, podemos entender que é preciso ousar para chegar a Deus. O caminho para chegar a Deus é a ousadia de viver a vida carnal fora dos padrões pré-determinados pela humanidade.  A elevação espiritual se alcança com a ousadia de lutar contra as verdades que o mundo lhe impõe.
Neste mundo humanamente falando, tem o considerado ‘bom’ e tem o considerado ‘ruim’...tem o considerado ‘perfeito’ e tem o considerado ‘imperfeito’.... tem o considerado ‘certo’ e tem o considerado ’errado’....sempre que tiver um, ao lado dele vai haver o outro....Tem a saúde e tem a doença...mas todos querem, almejam, se aprisionam em aceitar apenas um...é a saúde, a riqueza, o sucesso... Mas é preciso entender que isto é impossível  de existir sempre...É assim que é!!!
Então é preciso reconhecer e não sofrer por isso! Considerar natural...
Não ficar brigando com a vida quando ela oferece algo do jeito que a gente não quer...
E nem ficar ‘inflado’ quando algo acontece do jeito que a gente quer...
mas entender que tudo isso é da VIDA É! A AÇÃO UNIVERSAL em movimento!

Então tudo o temos a fazer é viver a vida que temos pra viver agora, sem permitir que a mente nos tire do agora e nos coloque no mundo das possibilidades...
Porque tudo o que está fora do agora é apenas uma possibilidade! Que poderá ocorrer ou não!
Vir aprendendo a viver o aqui e agora em paz e serenidade, reconhecendo que ele é o melhor pra nós, porque está dentro do princípio da justiça, da inteligência e do amor....então é o melhor para nós...
Vir aprendendo o principio da leveza que dilui o ‘peso específico’ dos relacionamentos conosco mesmos e com o mundo!
Vir nos libertando de nossos principais inimigos...a cristalização no medo, na dúvida e na raiva...que agem em nossa mente querendo nos aprisionar no inferno do mundo das possibilidades e nos tirar do aqui e agora! Se eles surgirem...vivê-los no aqui e agora.. .ter consciência deles, mas não se deixar aprisionar.... é sofrer sem sofrer!
É reconhecer que nossa mente pode nos aprisionar num verdadeiro inferno de possibilidades...
Mas podemos conhecer o céu da serenidade diante de tudo...optando por nos permitir  fluir e nos entregar na ação universal que é só o que verdadeiramente existe!
Que todos nós estejamos na paz e na harmonia!!
(Campo de Harmonização / 18.09.11 / Faculdade Espírita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter