O NOVO PADRÃO DE VIVER A VIDA

Ousar viver na materialidade com os valores da espiritualidade

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

AUTO-VIOLÊNCIA PADRÃO

A palavra violência vem de violar. Violar significa desrespeitar. Somos únicos. Quando nos obrigamos a ser iguais aos outros ou quando nos proibimos ser diferentes, estamos violando nossa unicidade a fim de encaixá-la num padrão. Por isto nos sentimos mal.
Imagine uma galinha se obrigando a seguir os padrões de um cachorro. Se proibindo de botar ovos e se obrigando a latir. Pra pegar exemplos humanos, imagine uma bailarina se obrigando a seguir os padrões de uma dona de casa, imagine um cozinheiro se obrigando a seguir os padrões de um asceta, e assim por diante.
Como um indivíduo pode viver bem violentando sua unicidade? Impossível. Não é a toa que nos arrastamos feito zumbis quando estamos percorrendo um caminho que violenta nossa vocação. Por outro lado, também não é a toa que transbordamos de vida, alegria e ânimo, quando estamos seguindo nossas vocações.
Daí surge uma questão. Somos seres sencientes (que sentem), então, cada um de nós sabe perfeitamente quando está respeitando e quando está violentando a si mesmo. Ninguém precisa nos ensinar o que é viver bem. Mas se além de sencientes, somos também seres inteligentes, por que não optamos sempre pelo bem viver? (ferrarinanet.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter