O NOVO PADRÃO DE VIVER A VIDA

Ousar viver na materialidade com os valores da espiritualidade

terça-feira, 13 de abril de 2010

O que Joaquim diz sobre sangha:
"Acho que muita gente achou estranho essa forma de comunidade ou de sangha que eu propus.
Chegou ao ponto de dizer: ‘Joaquim, eu posso trazer um texto para ler numa reunião da Sangha’? Eu disse: ‘Pode’. Você chega aqui com o texto e diz:’Gente eu quero ler este texto’. Se ninguém parar para ouvir você, você simplesmente lê em voz alta para você.
Isso é uma reunião da sangha.
Um está lá conversando uma coisa, o outro está ouvindo música, o outro está fazendo não sei o que, e ela esta lendo em voz alta para ela...uma bagunça?... não, não é uma bagunça.. são pessoas assumindo quem são elas mesmas, vivendo elas e não vivendo o mundo... e não vivendo estar numa comunidade para aprender, para saber, para ser....ser o que? O que o Joaquim diz que você tem que ser?! Você está preso a mim!



Eu não prego que você esteja preso a mim. Eu prego que você se liberte de tudo, inclusive de mim. É isso que eu quero que vocês entendam e por isso eu usei lá no início o termo ‘maluco’. O 'maluco' é aquele que é feliz com ele mesmo!! é feliz por poder ser ele!! E vocês não sabem a sensação que você vai conseguir quando for quem é!!



Eu disse numa palestra: ‘Vamos todo mundo tirar roupa’? Quase me mataram. Se eu não estivesse morto, tinham matado de novo...Mas por que não pode tirar a roupa? Você não nasceu pelado?! Por que agora tem que cobrir? Porque vocês seguem regras, seguem normas...e quantas vezes você já não sofreu calor por causa da roupa que está vestindo... Mas não pode tirar a roupa. Eu não estou dizendo para ninguém ficar pelado.
Eu só estou querendo que vocês entendam que por mais que vocês se digam livres, vocês são escravos, escravos da vida e é por isso que não conseguem ser felizes. Porque o escravo não é feliz nunca! O que eu estou falando é que vocês assumam serem senhores da vida de vocês. Quando você liberta-se da mente, como disse o moço, o ato não vai mudar, e não vai mesmo, você passa a ser senhor de você!!!!
...
Uma moça disse para mim ontem assim: ‘Mas Joaquim, como não vou sofrer’? _ Sendo você! Você que você não sabe quem é e incapaz de sofrer. Sofrer é uma atitude artificial para você que você não sabe quem é. Você só sofre porque você é escravo da sua mente que lhe diz que você tem que sofrer.
Então filhos, o resultado do trabalho da mente é algo muito mais do que saber ou conhecer alguma coisa. O resultado do trabalho da libertação da mente, é muito mais do que pensar de uma forma diferente. O resultado, que nós sempre falamos em felicidade, na verdade, é alcançar a verdadeira liberdade.
...
Eu queria nesse finalzinho dizer justamente isso. Tão ou mais importante que a felicidade ou a paz, essa sensação de não ser mais escravo de nada é a parte mais importante.
E a participação dentro de uma comunidade que não tem regras, que não tem normas, que não tem padrão, que não lhe obriga a fazer nada e que não lhe obriga a criticar ninguém que faça alguma coisa, ajuda em muito.
Eu não estou fazendo propaganda todo dia da sangha. É porque por um acaso, nós começamos o trabalho junto com o outro. Claro que não foi acaso... Um é conseqüência do outro. Um é a prática do outro... eu gostaria de estar com vocês, cada um de vocês, na cidade de vocês, a cada semana. Infelizmente não posso. Então essa comunidade, vivendo desse jeito, livre, liberta, sem um mestre, sem um responsável, sem um ritual a ser seguido, mas onde cada um vai fazer o que lhe der na telha, isso pode lhe ajudar muito, isso pode lhe dar muito mais força do que uma palestra de Joaquim.
Porque quando você é livre e você está num grupo para comungar e você não se sente obrigado nem a comungar, porque naquele dia você acordou mal... senta num canto, rabugento e não fala com ninguém... mas não sofre por isso, você alcançou essa felicidade, você alcançou essa liberdade!
...se vocês quiserem, joguem tudo fora e guardem só isso que eu falei:
“O PREMIO PARA AQUELE QUE APRENDER A OBSERVAR A MENTE É SER COMPLETAMENTE LIVRE. E ESSA LIBERDADE NÃO TEM PREÇO, NÃO TEM DINHEIRO NENHUM DO MUNDO QUE COMPRE, CARTA DE ALFORIA QUE SEJA CAPAZ DE LHE DAR”!!!
Estejam em paz!"
http://www.4shared.com/dir/28775230/41eec2bc/Em_busca_da_felicidade_-_a_ver.html
parte 6 . palestra dia 10.02.10 faixa 6










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter