O NOVO PADRÃO DE VIVER A VIDA

Ousar viver na materialidade com os valores da espiritualidade

domingo, 3 de janeiro de 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO 
INSTITUTO DE ANTROPOLOGIA
Imaginário, História Oral &Trancendentalismo
   Esta pesquisa é fruto do projeto de pós-doutorado apresentado com o objetivo de estudar o discurso espiritualista de um ser supostamente incorpóreo: pai Joaquim de Aruanda. As heurísticas utilizadas foram a História Oral e a Mitocritica.  
   Adilson Marques, paulistano, residente em São Carlos/SP desde 1998, acabou de disponibilizar no scribd o e-book "História Oral, Imaginário e Transcendentalismo: mitocrítica dos ensinamentos do espírito Pai Joaquim de Aruanda". O texto analisa e interpreta os ensinamentos de um "preto-velho" que faz palestras públicas pela internet.
   Segundo o autor, o "preto-velho" responde questões dos internautas sobre assuntos os mais variados: as epístolas do apóstolo Paulo, as lições de Krishna para Arjuna, os Sutras budistas, a Oração de São Francisco, as parábolas do Cristo e até sobre O Evangelho de Tomé. Além disso, o "espírito" afirma ter vivido na época do rei Salomão e que o viu escrever o texto bíblico Eclesiastes.
   O autor entrou em contato com Firmino José Leite, o médium que dá "passagem" ao "espírito", em 2005, para saber da possibilidade de entrevistar "pai Joaquim de Aruanda". Com sua resposta afirmativa, organizou entre os anos de 2005 e 2007, oito entrevistas com o "espírito" na cidade de São Carlos/SP, em sua própria residência. Todas foram gravadas em vídeo, totalizando cerca de 24 horas de gravação sendo, aproximadamente, 9 horas apenas com ensinamentos do entrevistado sobre a Umbanda, religião medianímica na qual os "pretos-velhos" atuam. Em outros encontros, o "espírito" respondeu questões relacionadas aos ensinamentos de Buda e, nas restantes, questões relacionadas à caridade e ao ecumenismo.
   As entrevistas foram gravadas em vídeo e boa parte desse material já está disponível para consulta na Internet, no seguinte endereço: http://youtube. com.br/homospiri tualis. Segundo afirma o médium, ao voltar do transe ele não tem nenhuma noção do tempo em que ficou "ausente" e não tem nenhuma idéia do que o "espírito" falou durante a entrevista. Segundo alguns estudiosos dos fenômenos mediúnicos, Firmino José Leite seria um exemplo típico de "médium inconsciente" .
   Segundo o autor da pesquisa o "espírito" rompe com o paradigma da modernidade, presente tanto na ciência oficial como no espiritismo. Para o "preto-velho" , o "espírito" foi criado puro e feliz e, para não sofrer, só precisa se libertar desse agregado que ele chama de Ego. Realizando essa mudança de consciência, o "espírito humanizado" seria capaz de passar por todas as vicissitudes com alegria, fé e felicidade.
   Pai Joaquim de Aruanda rompe com o ideal racionalista do espiritismo, com seus mitos apolíneos e prometéicos, ao questionar, por exemplo, a noção de "fé racionalizada" , um dos pilares do espiritismo, possivelmente, o principal ideologema do discurso espiritista. . Para ele, racionalizar a fé é ser como São Tomé, que precisava ver para crer.
História Oral, Imaginário e Transcendenalismo: mitocrítica dos ensinamentos do espírito Pai Joaquim de Aruanda

Um comentário:

  1. Anna Maria. Muito, muito bom mesmo o teu blog! Aliás, é preciso tirar um tempo só para fazer uma "viagem" nele, haja vista a variedade dos temas e a importância dos mesmos no contexto espiritualista.

    Contudo, só deixo uma dica - e é em termos técnicos. Ainda que seja algo pessoal, sugiro que mude a cor da fonte, pois esse laranja clarinho num fundo branco dificulta a leitura e cansa a vista.

    Nesse caso, poderia ser uma tonalidade mais escura.

    Mas se for do teu gosto, não tem problema, a gente copia e cola para ler rsrs.

    Bom, parabéns mesmo! Eu já tinha visto o blog do Guto e agora to aqui fuçando no teu.

    Voltarei viu?

    Abraços,

    Máscaras de Deus

    ResponderExcluir

Site Meter