O NOVO PADRÃO DE VIVER A VIDA

Ousar viver na materialidade com os valores da espiritualidade

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

EM BUSCA DA FELICIDADE: A VERDADEIRA ELEVAÇÃO ESPIRITUAL
Palestra do 'amigo espiritual' Joaquim em 18 JAN 2010 . www.meeu.com.br
     Para começarmos este trabalho que marca o início de um novo ciclo, gostaria de relembrar um trecho da mensagem que deixei no final do ano passado (2009).
MENSAGEM DE FIM DE ANO – 2009
     “Que a paz de Deus esteja com vocês. Salve...
Filhos, em Uberlândia falei para diversas pessoas que um ciclo estava se encerrando. E, quando um ciclo se acaba, outro se inicia. Disse isso com relação a algumas pessoas e com relação ao próprio Espiritualismo Ecumênico Universal. Neste final de ano um ciclo se encerra e outro começará para nós.
     O que se encerra levou dez anos. Nele estudamos diversos elementos da vida material e do mundo espiritual, a partir de uma visão espiritualista e universalista ou monista. Mas, como ficou bem claro nestes anos, descobrimos apenas duas coisas:
     Primeira: que tudo que a humanidade sabe sobre o mundo espiritual ou universal são apenas idéias humanas e não Verdades. São conhecimentos individuais, ou seja, o que cada um acha, porque a Verdade e a Realidade Espiritual e Universal, o ser humano não tem condições de saber.
     Segunda: descobrimos que é impossível ao ser humano saber algo sobre o mundo espiritual ou universal. Isso porque lhe faltam elementos para compreensão. Por isso os seres humanos apenas conhecem imagens que são fruto de comparações com elementos humanos e não a Verdade ou a Realidade.
     Descobertas estas coisas, um ciclo tem que se encerrar, porque não há mais nada a se procurar com relação a isto. Não há mais nada a se procurar no mundo espiritual ou universal, porque, como ficou claro, qualquer coisa que se vá procurar, não será compreensível à mente humana...”

     A partir do que foi dito, pergunto: _ ‘Será que isso já ficou realmente claro para vocês? Pergunto também: _ ‘Será que eu precisava levar dez anos para provar a vocês o que está escrito em ‘O Livro dos Espíritos’?
     Neste livro está bem claro: o espírito é um nada para vocês. Se isso é verdade, porque me perguntam o que ele faz? Como podem compreender algo que pertence a uma coisa que é nada?
     Matéria espiritual é outro assunto que ficou muito claro em ‘O Livro dos Espíritos’: ela não é energia, não é onda eletromagnética. Mas, apesar desta informação estar bem clara, vocês ainda continuam dizendo que o Universo é energia. Energia é aquilo que acende a lâmpada. A matéria universal não é isso... O elemento material universal é desconhecido de vocês, pois ele é o que compõe a energia e não a própria.
     Deus? Além de ser muito claro sobre o conhecimento deste tema, ‘O Livro dos Espíritos’ traz ainda uma informação muito importante. Segundo este livro, falta ao ser humano um sentido para compreender Deus. Diz ainda que o ser humano não deve se perder nesta busca de compreender Deus, porque se fizer isto entrará num labirinto de onde não logrará sair. Diz mais: enquanto estiver neste labirinto, deixará de fazer o que tem que fazer.
     Portanto, mais do que inútil, a busca de Deus, de espírito e de mundo espiritual é danosa ao seres humanos. É isso que o ‘Espírito da Verdade’ está dizendo. Por quê? Porque não lhes deixa fazer o que deveriam fazer.
     Sendo assim, eu não posso insistir nisto, pois senão estaria levando vocês a um dano. Portanto, idéias sobre Deus, Espírito e Universo, a Matéria, são coisas que, se continuarmos discutindo, além de vocês não compreenderem, irão entrar num labirinto formado pelas milhares de perguntas que surgem quando se investiga estes temas. Com isso ficarão presos rodando como cachorro atrás do rabo e nada farão daquilo que precisam fazer...
    Mas, apesar de eu dizer assim, muitos responderiam para mim:
 _ “Não, Joaquim, eu já vi espírito, já falei e trabalho com eles. Faço viagens astrais e saio no Universo. Eu conheço”.
    Desculpe quem pensa assim, mas se esses conseguem falar com espíritos, trabalhar com eles, vê-los e se sabem que é Deus, estão desdizendo o ‘Espírito da Verdade’.
    Existe um mundo que vocês não conhecem. Ele se chama 'mundo dos devas', que é um termo que consta do Bhagavad Gita. Ele é o mundo espiritual da Terra. São os seres elementais da Terra. São os deuses da Terra. Em outras palavras: são os espíritos sem corpos humanos, mas que ainda são humanizados. Todos os espíritos que qualquer ser humanizado tenha falado, visto ou trabalhado, incluindo eu, são seres humanos sem carnes e não espíritos.
     É este mundo que as outras doutrinas não falam, mas que Krishna cita como o mundo dos devas. Sobre ele, o bendito senhor tem um recado muito forte: aquele que adora e busca os devas, quando sai da carne vai viver com eles. Lá, no mundo dos devas, ele brinca e passeia na carruagem dourada deste mundo, vive alegre e feliz, mas para esses a queda é inevitável. Ou seja, para quem vive no mundo dos devas a re-encarnação é necessária.
     Por quê? Porque não sairam do mundo humano... São agora apenas seres humanos sem corpo.
     São seres humanos porque o que determina ser um humano não é o corpo, mas a mentalidade, o mental, as verdades, as idéias. Repare se estes espíritos que vocês dizem conhecer não estão presos às idéias humanas, se não vivem humanamente. Persistir na busca destes espíritos ou do mundo deles, é fazer o bate e volta: encarna e desencarna.. . Só que como já vimos muitas vezes, não há mais tempo de voltar neste planeta.
     Então, falar disso não adianta nada. E vou provar o que estou dizendo...
     Por que estão buscando a elevação espiritual? Porque acham que vão encontrar um mundo bom. Desculpe, não vão encontrar um mundo bom. Por quê? Porque o mundo espiritual não pode ser classificado dentro do seu bom.
     Para quem gosta de rock, digo que lá só tem violino. Para quem gosta de se reunir com os amigos para bater papo e tomar chope, informo que lá só tem trabalho e meditação. Sabe, se vocês saissem deste mundo como humanos e pudessem entrar no Universo Universal, ou seja, extrapolar o mundo dos devas, voltariam correndo. Isto porque, como ensina o ‘Espírito da Verdade’, o Universo é feito por afinidade e vocês humanos não têm nenhuma afinidade com o lado espiritual, a não ser com o mundo do devas.
     Com o mundo do devas realmente vocês têm afinidade, pois este mundo é o humano. Mas, de nada adianta chegar ao mundo dos devas, pois vão chegar e voltar.
     Querem ver outro aspecto que prova o que estou falando? Por que vocês procuram a Deus? O que esperam Dele? O que esperam quando chegarem a Ele? Amor, fraternidade, paz? Não, não é isso que encontrarão. Isto porque o amor de Deus não é aquilo que chamam de amor; porque a fraternidade Dele não é aquilo que chamam de fraternal. Se chegassem Nele agora, iriam voltar correndo e ainda se lastimariam: 'foi para isso que briguei tanto'?
     Teve uma moça que me disse que queria chegar a Deus para ser recebida com carinho, ser abraçada, afagada. Eu disse: _ 'Olha, se a sua vida é só apanhar e ela é feita por Ele, quando você desencarnar, continuará apanhando'.. .
     Vocês ainda não entenderam que esse Deus que querem é apenas uma projeção dos desejos de vocês. Sendo assim, ainda estão presos aos desejos, ao humano. Ainda não entenderam que esse mundo espiritual com o qual sonham nada mais é do que a sua projeção do mundo ideal.
     É por isso que essa sua busca é inútil. É inútil se buscar a Deus, ao espírito ou o Universo, porque não se está buscando estes elementos, mas se está buscando, apenas, o que se criou de bom para si. Você não busca a Deus, mas cria um ideal e diz que será isso que encontrará quando chegar lá; não busca o universal, mas cria um Universo para buscar.
     Desculpa, vocês estão completamente enganados. Como já disse dezenas de vezes, vocês não fazem idéia do que é o mundo espiritual, o Universo Universal. Têm apenas idéias humanas sobre ele e estas não são verdades.
     É por isso que não vou falar mais de Deus nem de espírito. Não estou aqui para levar vocês ao mundo dos devas: este não é o meu trabalho, esta não é minha missão. Para quem quiser ir para lá, existem milhares de doutrinas, mestres, gurus e espíritos que estão esperando para os levarem. Mas, não se iludam: vão voltar.
    Com certeza irão voltar. Se divertirão um pouco por lá (nas cidades espirituais, nos bares espirituais, nas mesas espirituais onde um brincará com o outro), mas depois retornarão.
     Como disse durante muito tempo, não estou aqui para passar a mão na cabeça. Para manter vocês neste sonho de que o céu é muito bom. Não, o céu não é bom, o mundo espiritual não é bom. Por quê? Porque vocês têm um conceito de bom e o mundo espiritual não satisfaz este conceito. O mundo espiritual não é bom: ele é o que é... Chegando neste mundo com o seu conceito de bom, com certeza sairá correndo de lá.
     Acho que o exemplo mais clássico do que estou falando foi o que aconteceu uma vez quando uma pessoa me perguntou se os espíritos tinham boca. Respondi que não e esta pessoa me disse: _ ‘Se eles não têm boca, como falam'? Eu respondi:_ 'Quem disse que os espíritos se falam'? A pessoa, então, comentou:_ 'Como deve ser chato um mundo onde ninguém fala com ninguém'...
     Esta é a verdade. Vocês acham que ao desencarnar vão acordar no outro mundo e uma turma de pessoas que é favorável a vocês vai estar lhe esperando. Vocês acham que neste momento todos se confraternizarão como humanos: irão rir, brincar, trocar conversas fúteis... Acham que vão se reunir em um bar, tomar uma cerveja e cantar um samba para comemorar o seu retorno à casa. Isso não é o Reino do Céu, mas o mundo dos devas: o mundo humano sem carne...
     Não, isso tudo que vocês imaginam não existe. Até porque, quando alcançar o Reino do Céu não terá braço para abraçar, boca para falar, olhos para mostrar felicidade.. .
     É por isso que não vou mais falar de Deus, de espírito, de Universo Universal e de elevação espiritual.
     A partir disso há uma pergunta que todos devem estar se fazendo: se Joaquim não vai mais falar disso, do que irá falar?
     Eu vou falar de você, ser humano. Não vou falar de espírito, mas como você, ser humano, funciona, age, reage.
     _ 'Ah, mas e o espírito em tudo isso?', seria a pergunta que vocês fariam. Convençam-se: o espírito não existe para vocês, ele é um nada para a sua compreensão. Então, ele que se dane.
     Não vou falar de encarnação: vou falar da sua vida. Vou falar do dia a dia de uma vida humana. Não vou falar de amor, de amar, de elevação espiritual: vou falar de felicidade, em ser feliz realmente. Mas, não vou falar de prazer, pois vocês já compreenderam que ter prazer não é ser feliz.
     É disso que vamos tratar daqui para frente. Sem falar de Deus, de espírito ou de matéria universal, vamos falar de vocês, de suas vidas e da possibilidade de alcançarem a verdadeira felicidade, pois aquelas coisas não existem para vocês.
     Só tem um detalhe: quando abolir tudo isso e abordar apenas a felicidade verdadeira, estarei falando da própria elevação espiritual. Mesmo sem falar nisso, estarei falando disso. Porque, a resposta do ‘Espírito da Verdade’ à pergunta 115 de ‘O Livro dos Espíritos’ diz assim:
     'Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de fazê-los chegar à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de Si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade'.
     O texto é claro. Deus dá a cada um uma missão, que é também uma prova, ou seja, a vida humana. O objetivo desta missão é alcançar a perfeição e quando isto acontece, se encontra a verdadeira felicidade. Portanto, se nos esquecermos da figura de Deus ou dos elementos do Universo Universal, mas alcançarmos a felicidade verdadeira, teremos chegado ao Pai.
     Deste texto tiro ainda mais uma conclusão: o máximo que vocês humanos podem fazer é serem felizes. Por que isso? Porque o mundo espiritual não pertence a vocês. Ele é composto apenas por elementos que o ser humano não pode conceber.
     Sendo assim, vou tratar de um ser humano e de vida humana, mas quando faço isso enfatizo a felicidade verdadeira e estarei falando daquilo que vocês sonham: a elevação espiritual. Mas, por favor, nesta busca, esqueçam Deus, Espírito e Universo porque senão vão para o mundo dos devas e quando lá se chega, a volta é inexorável.
     Portanto, é disso que vamos falar apenas. Claro que iremos falar novamente de tudo que falamos até hoje, mas agora numa linguagem humana e direcionado a seres humanos, ou seja, seres que acham que agem livremente. Falaremos de um modo humano para que haja uma compreensão humana, para que não mais me digam que o que eu disse não é possível de ser realizado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter