O NOVO PADRÃO DE VIVER A VIDA

Ousar viver na materialidade com os valores da espiritualidade

sábado, 6 de fevereiro de 2010

“EM BUSCA DA FELICIDADE . A VERDADEIRA REFORMA INTIMA”
PALESTRA DIA 02 FEV 2010 TERÇA FEIRA
Faixa 1 . 13’

       Eu vou falando e se quiserem colocar as perguntas depois o moço lê para mim. Mas nós vamos falar algum tempinho nesse início. Vai ser necessário para não perdermos o fio do raciocínio.

       Nós estamos conversando sobre o título “Em Busca da Felicidade . A Verdadeira Reforma Íntima”.

       Falamos que a felicidade é um estado de espírito que se alcança enquanto se vive sentimentos ou emoções e que esta busca dessa felicidade é verdadeiramente a reforma íntima.

       Na outra vez nós falamos que, para se viver esta felicidade é preciso estar no aqui e agora. Hoje nós vamos falar sobre o aqui e o agora. A noite inteira nós vamos conversar apenas sobre o aqui e agora. Que parece algo tão simples para vocês. Como eu disse ao moço: ”Qual é o seu aqui e agora?” Ele me respondeu fácil: _”Estou sentado aqui olhando o www”. Mas não é tão simples assim. E vocês vão entender agora porque não é tão simples assim.

       A mente, ela é traiçoeira. Por que? Porque ela age de uma forma escondida, ou seja, que vocês não percebem. Existem elementos que se agregam ao seu presente que não pertencem ao presente e que vocês nem vêm essa ação da mente. Então nós vamos começar hoje, falando das coisas que você precisa retirar do presente que você está vivendo. Vamos começar então falando sobre isto.
       A primeira coisa que você precisa retirar do presente são os conceitos passados, o passado. De nada adianta você viver o presente, estar conversando com uma pessoa, se nesta conversa está se intrometendo um conceito passado que você tem sobre ela, o famoso preconceito. A opinião que você tem sobre essa pessoa, que você formou no passado, deve ficar no passado. É preciso estar consciente para ver se o conceito que você tem do passado não está influenciando a sua constatação do presente.

       Esta é a primeira coisa que você precisa analisar. Será que nesse aqui e agora que eu estou consciente de estar vivendo, tem a influência de um passado? Tem a influência de um preconceito? Se tiver, você não está no aqui e agora, você está no passado.

       Faça a pergunta...
_ "A gente consegue perceber isto"?
_ Se estiver acordado, ou seja, atento à mente, você vai ver. Você vai ver a mente se pronunciando sobre aquela pessoa ou aquela coisa com conceitos formados anteriormente. “Eu estou aqui conversando com esse chato”. Olhe o preconceito que apareceu! Ficou claro? O moço está dizendo _ “O duro é ficar quieto.”

       Sim, este é o trabalho de sua vida, isso é viver. Viver não é respirar, viver é estar atento ao pensamento, porque quem não está atento ao pensamento não está vivendo, está dormindo. Está dizendo o que a mente diz que é real, e aquilo não é real.
       Então ai está a primeira coisa que você precisa tirar do presente: os preconceitos que se formaram no passado. Mas ainda tem mais uma coisa que vem do passado e que vocês precisam retirar do presente: essa coisa eu chamaria de a ‘estória da vida’. Sabe, as estórias que a vida conta para você, de fatos que aconteceram no passado.

       Não, não estou falando de quando você era criança. Eu estou falando que o moço está aqui olhando o www. Mas ele está aqui achando que ele decidiu vir aqui. Que lá atrás ele tomou a decisão de vir aqui, ou seja, que o estar aqui é uma conseqüência do passado. Quem acredita nesta estória, não consegue chegar ao presente. Por que? Porque o presente é o que é. Quantas vezes vocês já decidiram ir a algum lugar e não conseguiram chegar lá? Centenas, né? Quantas vezes já decidiram fazer alguma coisa e não conseguiram realizar? É preciso estar atento ao momento da decisão como presente e ao momento de estar aqui como um outro presente, isolado da decisão de estar aqui. Toda estória que a mente lhe conta não deve estar presente no presente. Por que? Porque senão você não vive o presente pelo presente. Você vai estar sempre vivendo o presente pelo passado. Estou aqui porque decidi chegar aqui, lá atrás. Isso é viver o presente pelo passado.

        Viver o presente pelo presente é dizer: _’Estou aqui”. _ “Como é que você chegou aqui? ” _”Não sei”. _ “Quando decidiu vir?” _ “ Momento nenhum”. _ “Por que?” _ “Porque essa decisão não faz mais parte do meu presente. Enquanto ele foi presente eu vivi ele. Agora eu vivo estar aqui".
       Então este é o segundo elemento do presente que você precisa retirar do presente. São as estórias que a mente cria fazendo com que o presente seja conseqüência do passado. E aí esse passado vai influenciar na sua constatação do presente. Se você aceita que veio aqui porque você decidiu vir, se a mente lhe disser que aqui está ruim, que aqui está muito calor, que aqui está muito cansativo, você vai se culpar por ter vindo. A mente vai criar a idéia de você se culpar, e você vai aceitar. Por que? Porque acha que o presente é uma conseqüência daquilo, quando não é.

       Então esse é o segundo elemento:
1º. Você retira do passado os preconceitos que influenciam o presente;
2º. Você retira do presente as estórias que dizem que o presente é uma conseqüência do passado, quando não é.

       O moço quer fazer uma pergunta, faça:
_”O Sr. deu um exemplo aqui agora, nós estamos aqui, está calor. Isso a minha mente vai trabalhar e vai dar um sentido que está ruim aqui. Está um calor danado aqui agora... Não estou achando que está ruim, mas está um calor danado...Como é que fica isso? A mente vai trabalhar isso mesmo eu achando que não está ruim"?

       _ Veja, você tem que trabalhar o presente pelo presente. Qual é o seu presente? Eu estou aqui e está muito quente. Se você não está atento à mente, se você está dormindo com relação à mente, ela vai desenvolver essa estória: _ “Tá vendo? Você está aqui no calor... Você poderia estar em casa no ar condicionado...Você poderia estar ouvindo isso lá da sua casa, não precisaria vir aqui. Por que você veio?”

       E como você não está atento a essas formações, você passa a viver essas formações como realidade, ou seja, você passa a viver a probabilidade de não estar.

       Então é preciso você estar atento para cortar: _ “Não mente, eu não poderia estar na minha casa agora. Por que? Porque eu estou aqui. Isso é só uma probabilidade”. Se você não corta o que a mente lhe fala ela vai desenvolvendo o tema. E sempre vai desenvolver para lhe jogar no prazer ou na dor. Por que? Porque na hora que você entra na felicidade, na hora em que você cai na realidade, a primeira coisa que some é a mente. Ela vai ser a primeira coisa que vai sumir. Ela não quer sumir. Ela vai lhe iludir se você não estiver atento e você vai sair sendo guiado por ela.
Mais...
http://www.4shared.%20com/dir/28775230%20/41eec2bc/%20Em_busca_%20da_felicidade_%20-_a_ver.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter