O NOVO PADRÃO DE VIVER A VIDA

Ousar viver na materialidade com os valores da espiritualidade

quinta-feira, 28 de junho de 2012

HARMONIZE-SE
PAZ . HARMONIA . LIBERDADE . RESPEITO
Extratos do artigo “A Felicidade que Deus tem Prometido” do amigo espíritual ‘Joaquim’’ . http://br.groups.yahoo.com/group/sangha-ctba/

PAZ.  O que quer dizer isso? Situação onde não há argumentos que se contraponham aos de outros seres.
Paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral, isento de todos os sentimentos negativos. Para que este estado exista, é preciso que este ser não disponha de armas para lutar com o próximo. Estas armas, não são apenas objetos, mas podem ser também verdades, conceitos.
Quem acredita que o amarelo é mais bonito que o verde sempre estará em guerra com aquele que pensa o contrário. Esta guerra pode não ser bélica, mas terá sempre belicosidade, porque aquele que gosta do amarelo tentará provar ao outro que ele está certo.
Se, conforme a cultura humana, a paz é conseguida com o desarmamento, é preciso que este também seja feito nas suas próprias verdades. Isto só poderá ser conseguido quando o ser humanizado libertar-se do egoísmo – defesa de seus próprios interesses – que está presente em cada pensamento. Mesmo crendo ainda que o amarelo seja mais bonito que o verde, aquele que analisa o seu pensamento à luz da espiritologia aceita o fato do outro gostar do verde e com isso se desarma.
HARMONIA. Ela existe quando ser humanizado está em acordo com o mundo em que vive (objetos, pessoas e acontecimentos) e consigo mesmo.
O ser harmonizado é aquele que vive em acordo com tudo o que acontece e com todos os elementos com os quais convive. Esta harmonia, no entanto, não é fruto de uma dominação, ou seja, da imposição da mudança dos conceitos e verdades dos outros, mas pela harmonização com a idéia dos outros. Mesmo que um ser humanizado pense diferente de outro, quando ele doa a razão ao próximo, está harmonizado com ele.
Como conseguir esta harmonização quando o objetivo primário sempre é defender seus próprios interesses, sempre ter razão? Quem acredita na auto defesa que a mente faz de suas próprias idéias jamais pode se harmonizar com ninguém, pois sempre tentará impor ao próximo aquilo que acredita. Sendo assim, a espiritologia é um caminho para se harmonizar, pois através dela o ser liberta-se da força de maya e da hipocrisia dos pensamentos que transforma esta defesa em obrigação e pode, então, harmonizar-se com os outros.
LIBERDADE. É algo que os seres humanizados buscam constantemente, mas guiados pela mente que quer primariamente defender seus próprios interesses fazem isso de uma maneira que subjugam os outros e acabam sendo subjugados por eles o tempo inteiro. Isso porque a liberdade que o ser humanizado busca é de ser, estar e fazer o que quiser. Isso é impossível...
Aquilo que se quer ser, estar e fazer é um interesse individual. Quando o ser, iludido pela mente que hipocritamente defende este direito, aprisiona-se a isso, perde a sua liberdade. Ele passa a ser um escravo da mente e por isso tem que lutar contra os outros que pensam de forma diferente, ou seja, que pensam que ele deve ser, estar ou fazer outras coisas.
A verdadeira liberdade que pode ser alcançada por um ser humanizado é a de não ser obrigado a ser, estar ou fazer coisa alguma. Quando ele desacredita nas obrigações que a mente cria, é realmente livre de tudo: de si mesmo e dos outros. Ele não mais exige nada nem de si nem dos outros e por isso é realmente livre de tudo...
RESPEITO. O conceito de respeito adotado por cada um influencia diretamente os relacionamentos que esta pessoa tem consigo própria e com o mundo à sua volta. Aqueles que estão apegados rigidamente aos seus valores pessoais (crendo na defesa de seus interesses realizado pela mente como algo certo) provavelmente entrarão em conflito com outras pessoas que tenham valores diferentes e que também estejam rígidos em sua postura, criando assim um grande conflito interno em ambas as partes.
O respeito que o ser humanizado tem pelos demais seres é sempre fundamentado na defesa de seus interesses. Ou seja, ele exige que tudo o que acredita seja respeitado. Mas, há outra forma de respeito que transcende os valores pessoais de cada um. Ela ocorre quando cada pessoa aceita o outro do jeito que é, ou seja, quando dá o direito do outro ter interesses diferentes dele. Esta forma de ser é um respeito que nivela todos nós como iguais.
Quando se fala em amar a Deus sobre todas as coisas, está se falando implicitamente na harmonia, na paz e na liberdade. Isso porque quem ama a Deus acima de seus interesses desarma-se e com isso consegue harmonizar-se com os outros por ser completamente livre do ter que defender-se. Quando se fala em amar ao próximo como a si mesmo, está se falando diretamente do ser livre da defesa de seus direitos e dar ao outro o direito de também tê-los. Com isso acontece o desarmamento e a harmonia com todos e tudo. Mas, tudo isso só se consegue quando se respeita o direito do outro ser, estar e fazer o que quiser.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter