O NOVO PADRÃO DE VIVER A VIDA

Ousar viver na materialidade com os valores da espiritualidade

quarta-feira, 25 de março de 2009

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO QUE ACONTEÇA PARA SER FELIZ?
http://www.universalismo.org/

No artigo anterior eu critiquei o FAZER para SER, ou seja, o querer FAZER algo para então SER feliz. Agora eu vou mais fundo ainda. Eu vou criticar o ESPERAR para SER. É quando você espera que algo aconteça para então ser feliz. É quando você tem esperanças.
Isso é muito interessante: ter esperanças. Muitos acham que ter esperanças é algo ótimo para se alcançar a felicidade incondicional, mas na verdade é algo péssimo. Você tem esperanças? Quem tem esperanças está esperando por algo. Quem tem esperanças está de olho no futuro, não no agora. Quem tem esperanças está pressupondo que deseja mudar algo. Quem tem esperanças está dizendo para si mesmo que está incomodado consigo, com os outros e também com o meio ambiente. Quem tem esperanças não aceita o mundo como ele é, e por isso raciocinou que precisa acontecer algo para que ele se sinta feliz. O que você está esperando que aconteça para ser feliz?
Toda esperança, todo esperar, coloca condicionalidades na sua felicidade, e isso não pode ser chamado de felicidade incondicional, ou seja, a felicidade que não depende de nada, muito menos da esperança que algo aconteça para então ser feliz.
Quem tem esperanças não pode ser livre. Como alguém pode ser livre se vive esperando que algo aconteça para então ser feliz? Que liberdade é essa? E se não acontecer o que você tanto espera? Vai se sentir contrariado e insatisfeito. É possível ser livre contrariado e insatisfeito? Claro que não. Como diz no livro Clube Da Luta: ‘Perder todas as esperanças é encontrar a liberdade.’ Você só poderá ser realmente livre quando não esperar mais nada dessa vida. Pode parecer assustador essa idéia de viver sem esperanças, mas coloque em prática e vai ver que isso é fundamental para ser feliz aqui e agora. Não pode haver felicidade incondicional enquanto você desejar que algo aconteça, enquanto esperar por algo, torcer por alguma coisa.
Lembre-se: tudo que é condicional lhe afasta da verdadeira felicidade, aquela universal e incondicional que jamais pode depender de condicionalidades para existir. Se você espera que algo aconteça para ser feliz, na verdade isso não é felicidade, mas prazer, fruto da satisfação pessoal, de um querer individual. Então ouse jogar fora todas as suas esperanças e veja a liberdade que nascerá dentro de você. Afinal, só pode ser livre aquele que não espera mais nada da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter