O NOVO PADRÃO DE VIVER A VIDA

Ousar viver na materialidade com os valores da espiritualidade

domingo, 5 de abril de 2009

A HARMONIA INTERNA .
..”Como já mencionamos, existem leis que governam o mundo interno, diferentes daquelas que regulam o mundo externo.
... Exemplos: para modificar o mundo externo, temos que usar energia e força de vontade. Se tentarmos usar essa mesma força de vontade para forçar uma mudança interna, o resultado será um conflito interno, desarmonia e tensão.
Para instalar ordem no mundo externo são necessários: pensamento, raciocínio, comparação e planejamento. Se usarmos os mesmos métodos no mundo interno, o resultado será contradição, medo e desapontamento.
Poucos pensariam em aplicar amor quando estivessem construindo uma máquina ou cavando uma vala. Os sábios nos dizem que o amor, no mundo interno, opera milagres, e sua influência pode mesmo alcançar longínquas galáxias.
O mundo externo é governado por leis de tempo e espaço, porque todas as coisas são compostas e interagem entre si, dentro do tempo e do espaço. No mundo interno não existe tempo nem espaço. Apenas uma única e indivisível totalidade, onde os eventos acontecem espontaneamente, de momento em momento, sem uma interação linear.
O elemento básico dessas vistas internas se encontra no enunciado da Unidade, da realidade interna. Essa unidade manifesta-se na experiência mística como um fato real. Mas pode-se facilmente incorporá-la à vida diária e comprovar seu valor. Alguns podem pensar que essas idéias contêm somente proposições infundadas, mas para mim, a visão interna da unidade é absolutamente consoante com o raciocínio humano, conquanto a Unidade mesma esteja fora e além de qualquer razão.
... A harmonização interna vê e compreende a natureza da dualidade externa e a unidade interna sem misturá-las. Apenas imaginar como a consciência funciona já resultará na correção dos erros internos, porque, então, o conflito interno acabará por si mesmo. Quando compreendemos que a consciência que quer modificar o que somos, é a mesma consciência que se deve modificar, sabemos que há algo errado com a atitude de mudar. A harmonização interior, naturalmente, serve para que alguém saiba como realmente é e, ao mesmo tempo, como é o mundo, mas antes temos que nos livrar das ilusões mentais, isto é, confrontar, sinceramente, como somos e como é o mundo.
...Tudo é exatamente como deveria ser.
... Tal vislumbre interno ou harmonia que, por vezes chamamos de visão interior (insight), é o amor incondicional que nunca julga nem toma partido.
... Tudo é impregnado de significado ou propósito e, no mais íntimo centro do Universo, este significado é um e o mesmo para todas as coisas e para todos os incidentes. A meta de todo empenho espiritual é aproximar-se da Verdade Una, inata neste Universo maravilhoso, discernir o significado único que se manifesta em cada parte sua e seguir o progresso da criação com o Criador.
... Os problemas são, essencialmente, apenas desacordos mentais internos. Eles são o resultado dos nossos desejos de que as coisas sejam diferentes do que, em verdade, são. Todos os problemas podem ser resolvidos pela modificação da nossa atitude em relação a eles, aceitando as coisas como elas são.
... Reconciliar-se com a vida é compreende-la e compreender a vida é estar contente com ela. Amor e compreensão, sempre andam de mãos dadas porque, em verdade, eles são a mesma coisa.
... A maioria dos problemas tem sua origem nos relacionamentos humanos. Por esta razão é muito útil que se examine a fundo os complicados processos das relações humanas. Da mesma forma que a determinação ou a força não tem a mínima utilidade nos reinos internos da consciência, nos relacionamentos humanos elas atuam com toda a propriedade. Aqui os problemas são um pouco mais complicados, tendo em vista que precisamos discernir entre a harmonia interna e a rendição ou o perdão externos. Reagir à vontade dos outros não é uma demonstração de boa vontade mas de estupidez. A única marca dos feitos de alguém é a sua própria compreensão do amor, porque este estado o faz abster-se de julgar as ações alheias; isto acontece apenas quando existem compreensão e compaixão profundas e internas.
... Libertar-se do ego é a única forma de vivenciar a real liberdade. Não existe liberdade externa, no sentido comum da palavra, mas liberdade interna, que significa ser totalmente independente das condições internas e externas e que resultará na liberdade externa. Toda dependência, tanto interna quanto externa é devida a condicionamentos internos. Você tem direito a bem poucas escolhas na arena da vida diária, mas você sempre poderá escolher como vai viver os incidentes da vida de momento em momento. Todas as reações que se originam no passado são limitadas e dependentes, mas se você enfrenta todos os eventos com atenção plena e boa vontade, algo novo e criativo acontece e isto corrige todas as ações.
A libertação do Karma não ocorre pela substituição do mau pelo bom Karma, mas pela queima de todo Karma no fogo da compreensão e do amor. A isto podemos chamar harmonia interna."
Einar Adalsteinsson . (Sociedade Teosófica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter