O NOVO PADRÃO DE VIVER A VIDA

Ousar viver na materialidade com os valores da espiritualidade

quinta-feira, 12 de abril de 2012

convivendo com a hipocrisia e aprendendo a viver por valores espirituais

A mensagem é para aqueles que foram excluídos do mundo por opção ou por coação, para que vivam no mundo não pelos valores do mundo, mas por novos valores: os espirituais.
Por que? Para obter a paz de espirito tão almejada por todos, quer os que se pautam por valores materiais _ de posses, de desejos, que querem ter bens, ter saber, serem amados para terem sucesso, reconhecimento, fama, aplauso_ quer aqueles que dizem que se pautam pelos valores espirituais (vamos ver mais adiante o que quer dizer isto....)
Mas enfim, todos desejam em essência, estarem em paz e felicidade. Uns pensam que conseguem  de uma forma, outros de outra....
Mas afinal, quem quer viver por valores espirituais?
Aqueles que reconhecem que são espíritos tendo experiência como seres humanizados...são os ditos espiritualistas...é o time dos ‘por opção’...
Mas há um outro grupo que pode ser convidado pela vida a viver por valores espirituais. São aqueles que, por não terem condições de serem aceitos e aplaudidos pelos valores do mundo, são rejeitados, discriminados, não aceitos pelo mundo, por não oferecerem ao mundo aquilo que ele pede em troca de retribuir com reconhecimento. Por isso esses seres sofrem. .. E considerando que esta foi uma condição dada pela vida_ pela ação universal, por deus mesmo, que é a causa primária de todas as coisas_ podemos considerar que, mesmo ainda sem terem consciência, mesmo sem terem optado por, estes seres foram levados a este lugar de distanciamento dos valores do mundo....é o time dos ‘por coação’....
Portanto, para estes também, esta doutrina de viver pelos valores espirituais poderá livrar do sofrimento e ainda vir trazendo uma consciência daquilo que é a sua essência.
Portanto, a quem deve servir ter valores espirituais?
Dizem os mestres que o ser humano pouco ou nada pode saber a respeito do que seja o espírito e seus valores. Mas, a respeito dos valores materiais ele tem condições de imaginar que conhece, pois trata-se  do que ele é convidado a viver no seu dia a dia E sabe-se que são totalmente opostos entre si. Portanto, por oposição, podemos deduzir quais sejam os valores espirituais: o oposto dos valores materiais.
E afinal, quais são estes valores materiais?
O mundo vive e preza os desejos, as paixões, as posses. De uma forma sintética podemos dizer que existem âncoras que nos ancoram, nos aprisionam, nos amarram na materialidade.
E não seria hipocrisia se dizer espiritualista, pretender estar realizando um trabalho espiritual sobre si mesmo, mas estar pautando a sua vida em resposta a valores materiais?!
A hipocrisia não está apenas nos atos, nas ações, mas na intenção com que cada um vivencia os acontecimentos da vida...
E quais são estes valores materiais que como âncoras aprisionam o ser humano cada vez mais na materialidade?  Entre outros, são eles:
lutar contra a vida que se tem, querendo a todo custo, modificá-la;
a vontade de ganhar sempre e o medo de perder;
o desejo de alcançar o prazer e o medo de sofrer;
a busca do elogio e o medo da crítica;
a busca da fama e o medo da infâmia;
À medida em que o ser vai aprendendo a viver pelos valores espirituais, ele vai aprendendo também a viver de uma forma mais leve, menos ansiosa, mais no presente.
Ele vai verificando que o que é do passado não existe  e só propõe a culpa. O que é do futuro não existe... é só uma probabilidade que propõe a ansiedade e a expectativa.
Porque só há o agora. E no agora normalmente tudo é muito simples. E muito rápido.
Então vai se aprendendo a viver o agora... A confiar na vida que se vive... A se distanciar da mente que a todo instante só propõe o sofrimento... A mente é o diabo. È ela que atenta. E o que se pode fazer? Não se pode deixar de ouvi-la, mas pode-se não acreditar no que ela diz.  E afirmar: ‘Não sei, mente. Isto é o que você está dizendo. Isto é apenas uma possibilidade. Pode ser que isto aconteça...mas também pode ser que não...não sei! 'Não sei' é uma chave!
E se acontecer o que se 'acha' o pior? E dai? É outra chave...E dai... qual o problema? Se tenho convicção de que a vida em sua ação de perfeição, de justiça, de amor, só pode oferecer aquilo que é o mais indicado para cada um, de acordo consigo próprio, e na justa proporção....por que sofrer?
É o melhor para cada um que a sua vida lhe oferece. Então, o que quer que a vida ofereça, poder aceitar na confiança de ser o melhor pra ser vivido com inteireza e sem ranger de dentes.
Dando ao outro o direito de ser quem é e agir de acordo com suas verdades. Este pode ser o maior 'amor ao proximo' que podemos dar. Não ter 'verdades' e permitir a cada um viver de acordo consigo mesmo, sem julgamentos ou criticas...
Este é o verdadeiro começo do trabalho espiritual...
Então podemos deixar de ser hipócritas? É possível que sim...Mas primeiro é preciso se conhecer.... e depois optar por não ser...
E como se extingue a hipocrisia? Participando do acontecimento, qualquer que ele seja, com a consciencia de sua real intenção. Pois quem conhece sua real intenção e opta por vivenciá-la durante determinados acontecimentos, não importa o que esteja fazendo, não será hipócrita.
CAMPO DE HARMONIZAÇÃO domingo dia 15.04.12 .10 hs
Fraternidade Ramatis
encontro aberto 41.9601.3297



Um comentário:

Site Meter